R. Castro Alves, 51 - Campo Grande - MS

Inspeções

Calibração dos Dispositivosde Segurança - NR-13

A calibração de manômetros e valvulas de segurança é um requisito da NR-13, ainda de acordo com esta Norma, a ausência de calibração destes dispositivos de segurança é considerado um risco grave e iminente, deixando o equipamento inapto para operar, podendo causar acidentes, interdições e prejuizos financeiros.

De acordo com a revisão da NR-13, portaria MTE nº 594, de 28 de abril de 2014, toda calceira, vaso de pressão, tubulação e tanques de armazenamento devem possuir no estabelecimento onde estiver instalada, o certificado de calibração dos dispositivos de segurança devidamente atualizadas.

Para calibração dos dispositivos de segurança de sua empresa, conte com nossa equipe de profissionais altamente qualificados para desempenhar essa tarefa.

Inspeção em Caldeira - NR13

A inspeção de Vasos de Pressão, assim como a Inspeção de Caldeira, é essencial para a segurança e bem estar dos colaboradores, pois garantem a eficiência operacional desses equipamentos e integridade física de seus operadores, possibilitando um ambiente de trabalho com menos acidentes e mais econômico para empresa.

As inspeções previnem acidentes que podem ser catastróficos, por isso há uma grande preocupação com esse tema e uma Norma Regulamentadora especifica, a NR-13.

Vasos de Pressão, são reservatórios, com tipos, dimensões e finalidades distintas indispensaveis para os processos industriais que utilizem fluidos ou gases, estes devem ser projetados para resistir de forma segura a pressões internas diferentes da pressão normal do ambiente, de forma a preservar os fluidos e gases em seu interior.

As inspeções previnem acidentes que podem ser catástroficos e obedecem as diretrizes da NR-13.

Os vasos de pressão servem basicamente, para três finalidades:

  • Armazenar gases sob pressão.
  • Acumulação intermediária de gases e líquidos, em sistemas onde é necessaria essa função.
  • Processamento de gases e líquidos, quando o processo de transformação exige que as condições sejem feitas sob pressão.

Oferecemos inspeções em vasos de pressão em atendimento à NR-13:

Inspeções: Iniciais/Periódicas/Extraordinaria.

Serviços:

1-Exame externo

2-Exame interno

3-Teste hidrostático

4-Confecção de placas de identificação

5-Análise de prontuario do vaso de pressão

6-Reconstituição do prontuario do equipamento

7-Réplica metalográfica

8-Medição de espessura por ultrassom

9-Particula magnetica

10-Liquido penetrante

11-Anotação ou abertura do livro de registro de segurança

12-Elaboração do projeto de instalação

13-Calculo da PMTA

14-Emissão de ART.

Nosso time é especialista em Inspeção em vasos de pressão.

Inspeção em Tubulação - NR13

De acordo com Portaria MTE n.º 594, de 28 de abril de 2014, item 13.6, as empresas que possuem tubulações e sistemas de tubulações enquadradas na NR-13, devem possuir um programa e um plano de inspeção que considere, no minimo as variáveis, condições e premissas a seguir:

  1. (a) os fluidos transportados;
  2. (b) a pressão de trabalho;
  3. (c) a temperatura de trabalho;
  4. (d) mecanismos de danos previsiveis;
  5. (e) as consequencias para os trabalhadores, instalações e meio ambiente trazidas por possíveis falhas das tubulações.
  6. Ainda conforme a mesma portaria, as tubulações ou sistemas de tubulação devem:

Possuir dispositivos de segurança conforme os critérios do código de projeto utilizado, ou em atendimento às recomendações de estudo de análises de cenários de falhas.

Possuir indicador de pressão de operação, conforme definido no projeto de processo e instrumentação,

Todo estabelecimento que possua tubulações, sistemas de tubulação ou linhas deve ter a seguinte documentação devidamente atualizada: (a) especificações aplicáveis às tubulações ou sistemas, necessárias ao planejamento e execução da sua inspeção; (b) fluxograma de engenharia com a identificação da linha e seus acessórios; (c) PAR em conformidade com os itens 13.3.6 e 13.3.7; (d) relatórios de inspeção em conformidade com o item 13.6.3.9. 13.6.1.5. Os documentos referidos no item 13.6.1.4, quando inexistentes ou extraviados, devem ser reconstituídos pelo empregador, sob a responsabilidade técnica de um PH.

Temos uma equipe especializada em realizar inspeções em tubulações, conforme regulamentação da NR-13.

Inspeção em Tanque Metálico

A portaria do MTB nº 1.082 de Dezembro de 2018, trouxe uma revisão para a NR-13 no item 13.2.1 na alínea “f”, de acordo com essa revisão, os tanques metálicos de armazenamento ( aéreos e estacionários) que se enquadrem no item acima, devem ser inspecionados conforme NR-13, atendendo a todos os requisitos do item 13.2.1 e 13.7, devendo ser aplicada aos seguintes equipamentos: Tanques metálicos de superfície para armazenamento e estocagem de produtos finais ou de matérias primas, não enterrados e com fundo apoiado sobre o solo, com diâmetro externo maior do que 3 m (três metros), capacidade nominal maior do que 20.000 L (vinte mil litros), e que contenham fluidos de classe A ou B, conforme a alínea “a” do subitem 13.5.1.2 desta NR.

As empresas que possuem tanques metálicos de armazenamento e estocagem enquadrados nesta NR devem possuir um programa e um plano de inspeção que considere, no mínimo, as variáveis, condições e premissas descritas abaixo:

  1. (a) os fluidos armazenados;
  2. (b) condições operacionais;
  3. (c) os mecanismos de danos previsíveis;
  4. (d) as consequências para os trabalhadores, instalações e meio ambiente decorrentes de possíveis falhas nos tanques.

13.7.1.2 Os tanques devem possuir dispositivos de segurança contra sobrepressão e vácuo conforme os critérios do código de projeto utilizado, ou em atendimento às recomendações de estudo de análises de cenários de falhas.

13.7.1.3 Os tanques devem possuir instrumentação de controle conforme definido no projeto de processo e instrumentação.

13.7.1.4 Todo estabelecimento que possua tanques enquadrados nesta NR deve ter a seguinte documentação devidamente atualizada:

  1. (a) folhas de dados com as especificações dos tanques necessárias ao planejamento e execução da sua inspeção;
  2. (b) desenho geral;
  3. (c) projeto de alteração ou reparo em conformidade com os subitens 13.3.3.3 e 13.3.3.4;
  4. (d) relatórios de inspeção de segurança, em conformidade com o subitem 13.7.3.7;
  5. (e) Registro de Segurança em conformidade com o subitem 13.7.1.5.

13.7.1.5 O Registro de Segurança deve ser constituído por livro de páginas numeradas, pastas ou sistema informatizado do estabelecimento com segurança da informação onde devem ser registradas:

  1. (a) todas as ocorrências importantes capazes de influir nas condições de segurança dos tanques;
  2. (b) as ocorrências de inspeções de segurança inicial, periódica e extraordinária, devendo constar a condição operacional do tanque, o nome legível e assinatura do responsável técnico formalmente designado pelo empregador no caso de registro em livro físico ou cópias impressas.

13.7.1.6 Os documentos referidos no subitem

13.7.1.4, quando inexistentes ou extraviados, devem ser reconstituídos pelo empregador por um responsável técnico formalmente designado.

Nossa equipe está apta a avaliar a necessidade de adequação dos tanques metálicos a NR13, bem como, realiza a inspeção e adequa os tanques metálicos conforme legislação vigente.

Dúvidas?
Entre em contato conosco!

WhatsApp Segeel
Segeel www.segeel.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×